Team Leaders: Como Criar um Local de Trabalho Divertido e Feliz?

  1. trabalho-divertido-artigo

Trabalho e diversão no local de trabalho? Podem, ou melhor ainda, devem andar juntos? Sim! Não é por acaso que na Team Dynamics dizemos que as nossas atividades de Team Building são “seriamente” divertidas. Sabemos como criar um trabalho divertido e continuar a ser produtivos, e não há nenhuma razão para que qualquer um também o consiga.

A Gestão de Equipas através do medo é uma política pobre, ultrapassada e muito improdutiva. Os tempos estão a mudar e com isso a força de trabalho, as suas expectativas e vontade. Como líder, primeiro torne o trabalho “divertido” e a produtividade seguirá.

Nós não paramos de brincar porque envelhecemos; nós envelhecemos porque paramos de brincar

Oliver Wendell Holmes

Até mesmo gestores que não se importam com os seus funcionários, importam-se com a produtividade.
Então, é necessário ter isto em mente: um local de trabalho com bom ambiente tem funcionários felizes, mais saudáveis, logo, mais produtivos. Não apenas produzem mais na mesma quantidade de tempo, estão menos sujeitos a adoecer e a perder dias úteis de trabalho. Assim, não podemos ignorar a importância da diversão no local no trabalho!

A maioria das pessoas prefere estar noutro lugar do que num escritório a trabalhar. Mas isto não significa que os dias de trabalho devam ser chatos e aborrecidos. Precisamos ver a diversão no trabalho como um investimento. Tal como um investimento em tecnologia, se os colaboradores se divertirem no trabalho, todos ganham: a empresa, os funcionários e, no final, o gestor de equipa.

Então, como podemos criar um bom ambiente de trabalho que seja divertido?

Jogos e atividades

Não estamos a falar apenas de actividades de Team Building (mas, se quiser, sabe onde nos encontrar).

Muitas empresas já têm algum tipo de equipamento recreativo, como mesas de pingue-pongue e até estúdios de música, como regalias.

trabalho-divertido-Team-BuildingAlgumas até têm um dia especial em que levam os seus colaboradores em passeios de equipa para parques de trampolins. Provavelmente a sua empresa não pode fazer como a Google, que oferece uma piscina aquecida e um escorrega interno. Mas isso não significa que a sua organização não possa proporcionar diversão. Organizar campeonatos internos de futebol, padel ou outros desafios, como bowling, podem ter um impacto maior do que você pensa.

Mesmo um pequeno intervalo fora do escritório, como um divertido jogo de “petanca” por exemplo, com um prémio especial, como o ganhar o melhor lugar de estacionamento durante essa semana, pode fazer aumentar a motivação na sua equipa.

CONHEÇA O SEU LOCAL DE TRABALHO

Os seus trabalhadores realmente conhecem a sua empresa e o seu local de trabalho? Na maioria das empresas, os novos funcionários recebem o treino padrão, uma rápida visita com o RH Júnior, que está sempre com pressa … e o “novato” está pronto para enfrentar as feras.

Nós, na Team Dynamics, criamos uma actividade totalmente personalizada para cada cliente, em que os seus colaboradores aprendem mais sobre a sua empresa e o seu ambiente físico de trabalho. Isto ajuda os participantes a compreender melhor o seu negócio ao mesmo tempo que aprendem mais sobre as instalações numa acção de Team Building, com objetivos definidos.

Quanto melhor um trabalhador conhece sua empresa, mais ele se sente em casa. Este tipo de conforto envolve o colaborador com os principais objetivos da organização.

 “Gamifique” as tarefas da equipa

Havia um motorista de autocarro em Nova Deli que odiava seu trabalho. A quantidade de trânsito e as pessoas sempre a atravessarem à sua frente causavam-lhe muito stress. Um dos muitos gurus indianos perguntou-lhe o que ele gostava de fazer no seu tempo livre. Jogos de vídeo! Respondeu. Por que não vê o seu trabalho como um jogo de vídeo, onde pode ter os mesmos desafios e objectivos?, propôs-lhe o Guru. E esse motorista nunca mais teve sentiu outro dia de stress no seu trabalho.

Nem todos os trabalhos podem ser vistos como um jogo de vídeo. Mas, com apenas uma pitada de criatividade, os gestores de equipa podem “gameficar” as tarefas das suas equipas. O objetivo dos jogos de vídeo, ou de qualquer jogo, é proporcionar diversão. Por isso, quando pensamos em criar um ambiente divertido no local de trabalho, devemos lembrar-nos de que todos os bons jogos precisam dos seguintes elementos:

  • Um jogo precisa de ter objectivos.
  • Objectivos criam desafios aos jogadores.
  • É o desafio mental de um jogo que proporciona a diversão.
  • Se o desafio estiver bem feito, o jogador está num estado de fluxo.
    • Se o desafio é muito fácil, o jogador aborrece-se
    • Se o desafio for muito difícil, o jogador fica frustado

“Um jogo é uma série de escolhas interessantes”

De Sid Meie (designer de Civilization e outros clássicos)

 

Um bom jogo apresenta escolhas mentais interessantes e a desafia o jogador/trabalhador a envolver-se no desempenho das suas tarefas.

Numa versão mais elaborada, o livro de Raph Koster, A Theory of Fun (2005), olha para os seres humanos como jogadores que procuram encontrar um padrão em qualquer jogo e que acham o jogo chato quando o padrão é encontrado.

trabalho-divertido

trabalho divertido

O canal de fluxo . (Csikszentmihalyi 1990, 74)
Gráfico: ver fonte

Portanto, a função de um bom Gestor de Equipas é criar uma situação desafiadora, dinâmica e constante que continuará a levar a sua equipa a desafios novos e empolgantes.

Como os jogos, um ambiente de escritório moderno sem objectivos bem definidos, exigentes, mas alcançáveis, as tarefas não funcionam tão bem. O Cubo Mágico, por exemplo, só é interessante quando se tenta completá-lo, pois tem pouco potencial expressivo.

Incentivar amizades

Quer gostemos ou não, em cada equipa, os seus membros criarão um relacionamento complexo entre eles. Somos animais sociais, por isso, em qualquer equipa que envolva pessoas irá haver sempre algum tipo de ligação. Na Team Dynamics, acreditamos que criar amizades é o melhor caminho.

“Colaboradores que têm um amigo no trabalho são até 7 vezes mais motivados e produtivos do que aqueles que não têm.”
Tom Rath , autor de amigos vitais

Amizades no local de trabalho também ajudam-nos a desenvolver uma cultura de compaixão com um espírito de equipa altruísta. Colaboradores que sentem que trabalhavam num bom ambiente e atencioso reportaram níveis mais altos de satisfação e trabalho em equipa, bem como uma redução nos dias de doença, de acordo com esta pesquisa de Harvard. Mas mais que estatísticas e estudos académicos, podemos ver como isto é óbvio. Quando temos um amigo no trabalho, temos um apoio. Alguém para compartilhar as coisas boas e alguém que nos anima quando são más.

Gestores que não têm nos seus planos automatizar toda a sua força de trabalho, é melhor começarem a encorajar amizades no seu escritório.

trabalho-divertido-team-buildingExistem online muitas ideias para melhorar o ambiente de trabalho e ajudar a promover amizades entre os seus funcionários. Mas, acreditamos que o Team Building é uma das melhores ferramentas para fazer exatamente isso (nós somos uma empresa Team Building, e talvez sejamos um pouco tendenciosos, mas um bom Gestor de Equipas sabe que estamos certos!).

Se temos amigos no local de trabalho, estamos menos inclinados a procurar outras ofertas de emprego e temos mais vontade de nos comprometer com os objetivos comuns da equipa.

Mas, isto é um artigo de Team Building sobre “como criar diversão no local de trabalho” ou amizades no local de trabalho?

Como resposta: quando nos queremos divertir, ligamos a um amigo o ou uma pessoa de que não gostamos?

Conclusão

Os cínicos em relação à nossa teoria de ter um divertido e bom ambiente no local de trabalho argumentam que as amizades podem levar a desperdiçar tempo e a pensar em grupo coisas negativas da organização, causando mais danos, principalmente quando as amizades falham. Eles podem estar certos, mas apenas em ambientes onde os líderes não se importam com os membros da sua equipe, onde gestores não são claros sobre os objectivos da sua equipa e sobre a visão e os valores da organização. Ao definir claramente os valores e objetivos, permiti-mos que as pessoas sejam os animais sociais que são e deixamos a natureza seguir seu curso.

E por natureza, queremos dizer o Gestor de Equipa!

É o Gestor de Equipa que precisa de definir o rumo, a velocidade e os objectivos. Um bom ambiente de trabalho, divertido e feliz será a vantagem estratégica.

Posted in: