Aprenda com crianças como melhorar as suas capacidades de liderança

  1. melhorar-as-capacidades-de-liderança

Sejamos claros: não são as crianças que nos ensinam diretamente como melhorar as nossas capacidades de liderança de equipas. Do mesmo modo, se estiver à procura de informações sobre como melhorar capacidades de liderança em crianças, este não é o seu artigo de Team Building.

Mas, e se lhe dissermos que, como líder de equipa ou gestor, pode aprender algo assistindo atentamente a crianças a brincar e a interagir umas com as outras?

Jogar ou não jogar, no local de trabalho ?

Segundo este relatório da Academia Americana de Pediatria, as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Contribui, não só para o bem-estar cognitivo, físico e emocional, como também para desenvolver habilidades sociais e de interação com outras pessoas.

Como líder, o seu trabalho é mais do que fornecer relatórios e tomar decisões importantes. Se deseja melhorar as suas capacidades de liderança então, grande parte do seu trabalho é conseguir envolver-se com a sua equipa.

O que acontece se não brincarmos no local de trabalho

Brincar é tão importante para as crianças quanto para os adultos. A única diferença são os jogos que jogamos. Segundo Eric Berne, as pessoas nunca param de jogar. Alguns deles podem ser degenerativos, mas outros melhoram a nossa vida. No entanto, nunca paramos de jogar enquanto vivemos.

Sabemos, por pesquisa, que as crianças que estão expostas a um alto nível de atividades, quer seja em desportos individuais, informática, ciência, etc., têm menos tempo para brincar. Isto reflete-se muitas vezes na falta de criatividade quando se tornam adultos. Embora alguns tenham um melhor desempenho nas áreas que iniciaram ainda jovens, podem, no entanto, não ter habilidades sociais e criatividade para o seu futuro. Na verdade, podem ter mais dificuldades em trabalhar em equipa do que outros que, inicialmente menos capazes, acabam por se tornar mais aptos a criar novas soluções.

Podemos então referir que brincar traz resultados positivos para qualquer adulto, na medida em que facilita a criatividade e consequente resolução de problemas. Para além de criar as bases necessárias para um trabalho de equipa mais eficiente e eficaz.

No fundo, brincar obriga-nos a trabalhar em conjunto como uma equipa… Esse mesmo trabalho de equipa leva sempre a melhores resultados. Portanto, para ser um bom líder ponha a sua equipa a brincar e a jogar.

Parece fácil, certo?

“Não paramos de brincar porque envelhecemos. Envelhecemos porque paramos de brincar ”.  Oliver Wendell Holmes

Por que devemos brincar como crianças no nosso local de trabalho?

Quando falamos em “brincar como crianças”, não nos estamos a referir aos mesmos jogos e a ter uma atitude infantil. O que podemos fazer, é divertir-nos com o nosso trabalho, transformando-o num jogo que podemos jogar. Só assim é que podemos melhorar as capacidades de liderança.

 Por que devemos usar jogos para fazer um trabalho sério?

Hoje, o papel de “jogar” nas empresas está a atrair a atenção para várias pesquisas académicas. A psicologia empresarial, que tem vindo a ter cada vez mais importância, reconhece os benefícios desta nova tendência no contexto laboral. Existem grandes empresas que já estão a adoptar esta estratégia para tentar permanecer um passo à frente da concorrência.

Mas porquê olhar para jogar como uma nova tendência, quando podemos apenas olhar para nossos filhos?

Jogar ou brincar traz sérios benefícios não só para o desenvolvimento das capacidades de liderança, como também na forma como os indivíduos de uma equipa interagem entre si. Esta atitude colaborativa é o que trará resultados face ao objectivo final.

Se tem receio em utilizar a palavra “brincar” ou “jogar” como um processo de trabalho, use o termo popular “jogos sérios”, pois estes envolvem os que os usam nos seus propósitos e contribuem para a atingir um objetivo definido que não seja puro entretenimento.

Jogue para construir, criar e melhorar capacidades de comunicação

Quando duas ou mais crianças improvisam qualquer jogo colaborativo, vemo-las muitas vezes a estabelecer rapidamente o objetivo do jogo e algumas regras. Elas juntam forças para construir um castelo de areia na praia ou para criar um jantar de fantasia para os pais. Para conseguirem o objectivo, é necessário comunicar.

Portanto, ao estudarmos como as crianças comunicam e trabalham juntas, aprendemos como melhorar as nossas capacidades de liderança. Afinal, o objetivo não é unicamente fazer com que a sua equipa se divirta…. É também melhorar o desempenho, a sua satisfação e aumentar o ritmo de trabalho. Se “jogar” e “brincar” podem criar o ambiente perfeito para concretizar esses objetivos, então talvez seja boa ideia aplicar estas táticas de “crianças”?

Jogue para motivar

No nosso trabalho diário como Team Builders, enfrentamos algumas organizações que lutam para manter as pessoas motivadas e empenhadas. Todos sabemos que pessoas motivadas e bem enquadradas, que sabem colaborar com todos os envolvidos, produzem melhores resultados. O trabalho é sério e sempre será assim, mas isso não significa que não podemos mudar a maneira como trabalhamos e, definitivamente, não significa que não podemos divertir-nos enquanto fazemos um trabalho sério. Trabalho sério não tem de ser o equivalente a um trabalho aborrecido!

Jogue para promover o “engagement”

Quando desafiamos qualquer pessoa para um jogo, podemos ver o seu rosto mudar de imediato. Ficam mais focados e concentrados. Estão à espera de receber informações e, por isso o cérebro fica alerto. É uma espécie de instinto primordial que domina o nosso cérebro. Logo de seguida, as pessoas envolvem-se no jogo e movem-se automaticamente… Este é um envolvimento semelhante ao que se vê num jogo de futebol, em jogos de computador e outras coisas divertidas em que participamos. É este tipo de envolvimento que queremos ter no local de trabalho quando enfrentamos problemas. Quando as pessoas estão menos envolvidas tentam resolver o problema em questão, mas, provavelmente optam por uma solução que não é a melhor (sub-óptima). Este tipo de solução (sub-optima), acumula tensões entre os membros da equipa, outros colaboradores e, em alguns casos, nos seus clientes. Uma tensão que se acumula até explodir.

Jogue para melhorar o trabalho em equipa

Não importa se é uma sessão brainstorming ou qualquer outra reunião, os jogos ajudam a canalizar emoções e constroem caminhos para resolver discussões quando se trabalha em conjunto.

Tal como crianças a brincar, bons líderes incorporaram no trabalho de equipa estratégias que permitam uma boa capacidade de comunicação. Lembre-se como as crianças organizam os seus jogos? Qual é o objetivo e as regras do processo (“jogo”)? Conseguir torná-lo um pouco divertido é a cereja no topo do bolo. Tudo isto irá traduzir-se em capacidades de liderança mais sustentáveis, tornando as equipas mais eficientes e produtivas. Os membros da sua equipa também ajudar-se-ão, permitindo que a carga de trabalho seja compartilhada e que a pressão individual seja reduzida. E assim, verá que as tarefas propostas serão concluídas dentro de prazos com soluções eficazes.

O trabalho em equipa oferece grandes oportunidades de aprendizagem

Trabalhar em equipa permite-nos aprender com os erros uns dos outros. Somos capazes de evitar erros futuros, obter conhecimento de diferentes perspetivas e aprender novos conceitos com os colegas mais experientes.

Além disso, podemos também melhorar as capacidades e descobrir novas ideias com colegas mais novos e, portanto, determinar abordagens e soluções mais eficazes. Esse envolvimento gera a futura articulação, incentivo e capacidade inovadora de solucionar problemas e gerar ideias.

Não é assim que as crianças aprendem?

Jogue para aprender mais rapidamente

As crianças estão sempre a aprender! Porque não estamos nós? Existe uma regra social específica que diz que os adultos não têm mais nada a aprender e já não podem brincar?

O mundo está a “girar” mais rapidamente do que nunca… e não se pode parar de aprender. O foco terá de ser em como aprender melhor e mais depressa.

As crianças aprendem muito quando brincam. Melhoram as suas capacidades motoras, aprendem como resolver problemas e como ser criativo. Aprender não significa apenas memorizar vários processos. Claro que temos de o fazer. Mas, se criarmos um jogo a partir disso, acredite, essa aprendizagem será muito mais rápida.

Conclusão

Se ainda está ligado à ideia de que um bom trabalho deve ser entediante e chato e que divertir-se e jogar no local de trabalho é uma coisa para novas empresas de novas tecnologias, está a perder uma grande oportunidade para melhorar a sua capacidade de liderança.

Se ainda não tem muita experiência como líder, vá devagar. Passos de bébé. Converse com uma boa empresa de Team Building como a Team Dynamics. Temos uma variedade de jogos colaborativos que lhe vão  permitir trabalhar melhor em conjunto com a sua equipa, enquanto se divertem. Depois, ajude a implementar as oportunidades de aprendizagem no seu local de trabalho. Ajudá-lo-emos a criar ecossistemas para melhorar o envolvimento, a colaboração e a diversão da sua equipa.

Faça download do nosso infográfico para ter acesso a algumas ideias de actividade de team building que temos disponível na Team Dynamics. 

  • Name *

    Email *

Posted in: