Actividades e Ideias de Team Building Projectadas Para Incentivar o Trabalho de Equipa e a Comunicação

  1. ideias-de-team-building

É importante construir relações dentro das equipas, de modo a que estas se envolvam e retenham pontos fulcrais para a melhoria da produtividade e comunicação. Desta forma partilhamos convosco dicas essenciais, bem como algumas ideias de actividades de Team Building para diferentes objectivos.

Caso pretenda algo personalizado para a sua empresa, entre em contacto connosco ou veja as actividades que temos disponíveis aqui.

Conhecer Melhor a sua Equipa

É importante que qualquer empresa tenha equipas com bons relacionamentos, facilitando a interação e a comunicação entre elas. Neste sentido, existem dinâmicas que incentivam as equipas a conhecerem-se melhor, sendo também um ótimo ponto de partida para a criação de um relacionamento duradouro.

Os quebra-gelos (icebreakers) são o ponto de partida: uma actividade simples que pode durar até 30 minutos e que facilita a interação entre as equipas.

Trabalho em Equipa

O trabalho de equipa e a resolução de problemas são duas características de extrema importância para qualquer empresa. É, por isso, importante que as empresas permitam fortalecer estas capacidades, de modo a garantir um trabalho coeso e sustentável. Em consequência, fortalecer as competências das equipas de trabalho supõe também a melhoria da organização.

Existem várias atividades que podem acompanhar o trabalho em equipa, desde simples testes de orientação, caças ao tesouro baseadas em iPad e outras atividades desafiadoras como a Pyramid Power (Exclusivo Team Dynamics). Tudo irá depender do objectivo da empresa, bem como o tempo e dinheiro que pretende investir.

Oportunidades para Diálogo

A comunicação entre as equipas deve ser incentivada porque sem ela, é impossível chegar a um consenso ou criar princípios para resolver problemas que possa surgir dentro de uma organização ou empresa.

A proximidade e o relacionamento gerado entre os empregadores trazem sérios benefícios para a empresa, pois fortalece a confiança e o trabalho entre os membros da equipa. As atividades de formação de equipas associadas a essa premissa incluem exercícios de escuta, liderança e reflexão.

Identidade da Empresa

A identidade da empresa é fundamental para entender o que faz a empresa funcionar. Por isso, é extremamente importante que os funcionários estejam cientes da identidade de sua empresa, pois essa é a única forma pela qual eles podem transmitir os seus valores, bem como criar um sentimento de pertença (“vestir a camisola”).

Existem várias actividades que podem estar associadas a esta premissa, nomeadamente a criação do “Logo Humano”, “Quizes” de perguntas sobre a empresa, entre muitas outras.

Criatividade

Embora a criatividade seja algo que não está associado a todos os departamentos de trabalho dentro de uma organização, ela permite criar soluções “fora-da-caixa” para eventuais problemas que se possam levantar. Trabalhar com criatividade dentro de uma empresa deve ser feito informalmente, apelando ao espírito criativo da equipa através de, por exemplo, brainstorming.

Há várias atividades e jogos que alimentam a criatividade da empresa, desde a pintura à dança, passando pela interpretação de papéis, entre outros.

Diversão – Team Building “seriamente” Divertido

A diversão desempenha um papel igualmente importante dentro de uma empresa, pois promove um ambiente mais descontraído, promove a criatividade e facilita as relações entre os colaboradores, criando proximidade entre os mesmos. Este incentivo ao relacionamento mais próximo terá como consequência melhores resultados gerais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa.

Para incentivar o que chamamos de “diversão séria”, é essencial ter interação, criatividade, compromisso e animação … É possível incorporar tudo isso com jantares em equipa, jogos musicais, jogos de obstáculos, atividades físicas, entre muitos outros.

Reflexão

Depois de qualquer evento de team building é necessário rever quais foram as oportunidades de aprendizagem para agregar valor à atividade. A reflexão aqui desempenha um papel importante no sentido em que permite perceber como as atividades realmente ajudaram as equipas a alcançar os objetivos propostos.

No final da actividade as equipas reúnem-se para discutir o conhecimento adquirido e como podem aplicá-lo em seu contexto de negócios. Essa reflexão deve ser sempre interativa, porém concisa.

Faça download do nosso infográfico para ter acesso a algumas ideias de actividade de team building que temos disponível na Team Dynamics. 

  • Name *

    Email *

Posted in: