5 Ideias Simples e Rápidas Para Planear Um Bom Evento de Team Building

  1. planear-um-evento-de-team-building

Planear um bom evento de Team Building pode ser um enorme desafio. O próprio planeamento dentro da vossa organização pode ser só por si já uma actividade de Team Building entre a força de trabalho encarregue desta tarefa. Mas, provavelmente, os seus colaboradores têm outras coisas mais importantes para fazer, como “o trabalho deles”. Neste caso, passe as suas ideias de Team Building a profissionais, como a Team Dynamics 😉.

No caso de preferir fazer isto “dentro de portas”, aqui estão 5 ideias simples e rápidas que o ajudarão a planear um bom evento do Team Building. Siga nossas dicas de como planear um evento de Team Building e a sua equipa irá desfrutar não apenas de um grande momento, mas também e mais importante, a sua empresa irá obter resultados que aumentarão a produtividade. Provavelmente já sabe isto, mas também é bom lembrar: há benefícios de insights e lições aprendidas de um bom evento de Team Building que seus colaboradores podem aplicar nas interações do local de trabalho.

1. Primeiro, foco no fim

O que pretende atingir com o seu evento Team Building? Afinal, parte do seu orçamento será gasto com esta actividade. Desta forma, devemos encarar isto como um investimento. E, como qualquer outro investimento, pretendemos resultados.

Portanto, ao planear seu evento Team Building, primeiro concentre-se nos resultados que deseja para sua equipa. Às vezes pretende-se apenas colocar os seus colaboradores a falar, reduzir o stress da equipa com uma sessão semanal ou uma divertida oportunidade de rir ou aprender juntos. Outras vezes, queremos que os colaboradoradores conheçam realmente sua empresa e seu local de trabalho. Ou, provavelmente, é necessário alguma resolução de conflitos.

Existem muitos objetivos que se podem alcançar com um bom evento Team Building. Mas quem não tem experiência em facilitar actividades do Team Building e deseja um conjunto de resultados mais completo e produtivo, talvez seja melhorar considerar a contratação de um especialista em formação de equipe, como a Team Dynamics.

2. Hora e local do evento de team building

Depois de decidir que resultados pretende alcançar com o seu evento de Team Building é necessário escolher um local e um orçamento para garantir que esses objetivos sejam atingidos. Se procura recompensar seus colaboradores pela conclusão com sucesso um grande projeto, talvez seja melhor escolher algo fora do local de trabalho. Se o objectivo for o entrosamento entre os membros da sua equipa, que se conheçam e trabalhem as diferenças de personalidade ou problemas de comunicação, então, um evento de Team Training resulta melhor. Depois de ter os objectivos, o dia e um orçamento geral em mente, podemos programar uma actividade para o local que melhor atende a essas necessidades.

Tempo – o activo mais valioso do evento de team building

Como escolher o momento perfeito para o evento Team Building? Os colaboradores estão sempre mais receptivos a um dia de actividades durante o horário de trabalho, que não interfiram com o seu valioso tempo pessoal. Quando agendar o evento, tenha em mente os horários e outras obrigações dos seus colaboradores. Embora ir para a praia durante o dia possa soar uma óptima ideia, a sua equipa pode não gostar tanto dela se obrigar a várias horas longe das suas famílias para ir até a praia. Se a actividade envolver um evento fora da cidade, considere organizar o transporte. Um dos objectivos é tornar o dia mais fácil e divertido para sua equipa quanto possível.

Dicas rápidas para planejar seu evento Team Building em termos de tempo:

  1. Considere o calendário atual ou quaisquer projetos em andamento.
  2. Verifique se há “Bottle necks” em termos de produtividade. Às vezes, apenas uma tarefa que, se atrasada, pode fazer com que outras equipas e departamentos congelem durante esse período.
  3. Tente fazer esta acção antes do início de um grande projeto ou antes de uma grande mudança organizacional.
  4. Certifique-se de que todos os colaboradores estáo livres para o evento e sem stress ​​por não estarem no escritório ou a responder a e-mails.
  5. Se possível, verifique a previsão do tempo.
  6. Não se esqueça de que a diversão é o melhor facilitador de aprendizagem. Desta forma, escolha a quantidade de tempo necessária para garantir que todos se divertem.
  7. Deixe tempo para Debriefing. É muito importante verificar se o evento alcançou os resultados desejados.

Location, Location, Location

A localização é mais importante que normalmente as pessoas julgam. O melhor evento de Team Building do mundo, com o melhor planeamento se for no local errado tudo pode ser em vão, ou até pior ter resultados negativos.

Por exemplo, deve-se evitar locais que não possam acomodar o grupo ou a actividade escolhida. Também é importante cruzar o orçamento com o tempo de viagem e os custos. Para economizar um euro ou 2 na localização, perdemos o  objetivo principal:  que sua equipe chegue fresca, motivada e pronta para produzir mais. Às vezes nem é necessário ir longe. Com um pouco esforço e criatividade de planificação, conseguimos encontrar um bom local que não esteja muito longe, reduzindo o tempo de viagem e os custos.

3. Desafie os seus colaboradores 

Já escrevemos sobre a importância de um bom desafio e diversão no local de trabalho. Ter que trabalhar juntos em problemas diferentes dos que normalmente enfrentam no ambiente de trabalho estimula o trabalho em equipe. Pode, por exemplo, dividir a sua equipa em grupos e criar competições ou desafios relacionados à actividade da organização. Atenção para que estes desafios não sejam contraproducente, gerando desmotivação nas equipas que perdem e rivalidades desnecessárias entre os colaboradores.

4. “Gamifique” o seu evento de Team Building

Se já jogou algum tipo de jogos de vídeo, está familiarizado com a mecânica básica de como eles funcionam e o quão viciante podem ser. Aprendendo com os melhore, podemos criar uma série de tarefas desafiadoras com uma pequena recompensa no final, após a conclusão. A “gamificação” permite optimizar a sua produtividade criando pequenas explosões de dopamina no cérebro.

Aqui ficam algumas dicas que o ajudarão a “Gamificar” um evento de Team Building:

  1. Comece pelo final: crie o objetivo final, como vencer e comunique-o bem.
  2. Crie uma série de metas e objectivos menores que serão concluídas à medida que se persegue o objetivo final.
  3. Crie recompensas para cada uma dessas pequenas metas para manter as pessoas envolvidas.

Após o evento Team Building, tente aplicar esta abordagem de “gamificação” às tarefas do trabalho da sua equipa.

Trazer o todos aprenderam durante a actividade de Team Building para o trabalho diário, incorporando-o nos fluxos de trabalho pode representar aumentos enormes de motivação e produtividade.

A “gamificação” tem o obejctivo de ser divertida, mas este tipo de diversão obrigatória só funcionará se os colaboradores se envolverem e entenderem as regras em jogo.

Debriefing

O Debriefing muitas vezes é visto como a parte menos divertida de um evento Team Building. Mas é tão importante quanto qualquer outro aspecto da formação de equipes e deve estar presente em as todas as actividades ou eventos. É a resposta para a pergunta: por que investimos tempo e dinheiro nestas actividades?

Primeiro, pretendemos obter o feedback dos participantes. Desta foram, percebemos o que aprenderam e suas experiências e, muito importante, avaliamos se atingimos os objetivos. O estágio de debriefing resume o que se aprendeu, os valores e princípios que queremos que os participantes se lembrem e mantenham. É, na verdade, uma das partes importantes, fora não da actividade em si, porque ajuda-nos conhecer melhor os colaboradores. Se fizermos as coisas correctamente, aprendemos nós a melhorar a forma como as equipas trabalham juntas e como as orientamos para os nossos objetivos.

Conclusão

Por trás de cada evento bem-sucedido de Team Building, há muito planeamento. Improvisação geralmente não traz bons resultados. Antes de se aventurar, reúna algumas sugestões e recomendações dos seus colegas de trabalho e da sua equipa. Desta forma, pode criar um evento melhor e mais personalizável, mas imediatamente envolve a sua equipa.

Mas nunca perca o foco dos objectivos do evento. Podemos ter o evento mais divertido, mas não obter resultados de produtividade. Então, todo o esforço apenas gerou risos. Não há nada de errado nisto, mas, se se gasta parte do orçamento em Team Building, os resultados são cruciais. Um bom evento Team Building é uma óptima maneira de recompensar os seus colaboradores e ajudar a promover relacionamentos mais próximos. Também é uma óptima maneira de aumentar a motivação e a produtividade. Se acha que pode organizar este evento sozinho, esperamos que estas dicas ajudem. Se não, basta ligar para os profissionais.

Posted in: